Associação Cultural Humaitá

Agbegbe fun ijosin ti orisá ati Umbanda
Ifá, patrimônio da humanidade

A distinção pela UNESCO, de uma expressão cultural tradicional como “Patrimônio imaterial da humanidade” é o reconhecimento do objeto dessa distinção como um bem que, por sua alta importância, precisa ser protegido e preservado. Desde 1997, a Unesco escolhe, a cada dois anos, os bens merecedores desta distinção. Assim, em 2008, o sistema divinatório de Ifá, nascido entre o povo Yorubá, teve reconhecida sua importância como um bem intangível, de toda humanidade.

Isto se deu, primeiro, por Ifá ser uma tradição imemorial, preservada por diversos grupos de indivíduos para gerações futuras, em respeito à sua ancestralidade. Depois, pela riqueza desta tradição, que compreende de matemática(análise combinatória) a artes visuais (Finos entalhes artísticos esculpidos nas peças artesanais que utiliza).

Como destacou o professor Adriano Migliavacca(2018), especialista em literaturas de língua inglesa atuante na Federal do Rio Grande do Sul, Ifá encerra nos seus “textos mitopoéticos” uma ampla variedade de formas de linguagem, com intervenções poéticas ricas em metáforas e alegorias. Não por acaso, um dos maiores especialistas no tema, o linguista Wande Abímbólá, também Babalaô, em seus estudos aborda Ifá principalmente pelo aspecto linguístico e literário. Ademais, destacando a complexidade deste valioso sistema, acrescenta o mencionado professor da UFRGS que Ifá, indo além de sua função oracular, divinatória, não só engloba literatura, artes visuais, matemática e filosofia, como, também, articula todos esses saberes.

1 comentário em “Ifá, patrimônio da humanidade

  1. Não poderia ter escolhido melhor os textos pra este início de novo site, nova fase: Batalha de Humaitá e Ifá! Aliás, com o corpo marcado por batalhas pela Umbanda e pela quantidade de livros, tu é Pai todo Preto um dos melhores guerreiros e tradutor de ufa desta Época aqui na Terra…

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.